sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Doença de Kienböck e Síndrome do Túnel do Carpo

Fui acometida por duas doenças nos punhos direito e esquerdo chamadas:
Doença de Kienbock e  Síndrome do Túnel do Carpo.
Estou para fazer uma cirurgia e ficarei fora de circulação por algum tempo.
Deixo aqui, informações sobre essa doença .


Doença de Kienböck
É uma doença caracterizada por colapso do osso semilunar, localizado no punho, por alterações vasculares de causa desconhecida, ou seja idiopática. A maior incidência ocorre em homens jovens, sendo o quadro clínico demosntrado por dor e edema sobre o osso semilunar, diminuição da força da mão, seguida de diminuição da mobilidade na região acometida. A causa desta patologia, como já foi dito é idiopática, porém pode estar associada a um trauma passado, ainda obscuro, o que se conhece é somente a fisiopatologia, alterações vasculares.


Diagnóstico: Esta patologia pode ser diagnosticada através de um exame clínico, e de exames complementares como: Radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.





Manifestações clínicas:


As principais manifestações clínicas são a queixa de dor no punho, que pode se irradiar para o antebraço, a dor à palpação do semilunar, a dor à flexão do dorsal do dedo médio e a diminuição de força da mão. Os sintomas são de caráter progressivo, variando de acordo com a evolução da doença.

Tratamento:


Nos estágios iniciais estão aqueles pacientes classificados como I ou II de Lichtman. Como está identificado que a variância ulnar negativa contribui na gênese da doença, o tratamento inicial consiste nos procedimentos de alongamento da ulna ou encurtamento do rádio.


Os princípios gerais para os estágios intermediários seriam de prevenir a evolução da instabilidade carpal e aliviar os sintomas dolorosos. Para isso, são descritas técnicas de artrodeses intercarpais (triescafóide, escafo-capitato, capitato-hamato) e a artroplastia semilunar (com próteses de silicone ou enxerto autólogo de tendão). Existem ainda aqueles que, em vista dos resultados duvidosos desses procedimentos, optam pela simples artroplastia de ressecção do semilunar com objetivo de aliviar temporariamente os sintomas álgicos, sem interferir com a progressão do colapso carpal.


Por fim, a doença avançada requer procedimentos de salvação. Como a artrodese de punho, principalmente para os pacientes mais ativos; e a carpectomia proximal, tentando ainda preservar a mobilidade do punho.


Bibliografia :http://www.medcenter.com




A síndrome do túnel do carpo (STC) é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo



20 comentários:

  1. Kienbock.!!eu tenho,, estagio inicial, lichtmann 1, com variante ulnar negativa, fiz cirugia de encurtamento do radio há 10 meses,,

    ResponderExcluir
  2. eu tambem tenho,mais a minha estava no nivel 4 e fis cirurgia ha 8 meses..o problema é que nao consigo dobrar os dedos e nao tenho movimento no meu punho mais...

    ResponderExcluir
  3. Tenho KIENBOCK também, em estagio avançado. Vou fazer carpectomia mes quem. Se nao der certo vou fazer a artrodese.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguem pode me dizer como está depois da cirugia? sidneybento@yahoo.com.br

      Excluir
  4. Ola, também tenho kienbock!

    Fiz a carpectomia a 3 meses mas ainda tenho dores. Vou precisar fazer a artrodese.

    ResponderExcluir
  5. tenho esta doença no estagio 4... gostaria de entrar em contanto com alguem que fez... estou com muito medo de continuar com as dores.
    denisebartosiak@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola tb tenho a doenca en estado final 4,fiz cirurgia terca dia 28 de fevereiro em coimbra no privado.retirar semi-lunar necrosado e fazer subopossicao de tendoes tendinose,tenho tala engessada so na zona,umas dores ligeiras e um pouco a mao edemisada mas e normal tiro pontos daqui 15 dias e consulta medica ao fin do mes.ate la vamos ver.depois deve ser reabilitacao com fisioterapia.sou funcionario da urgencia no hospital.se precisares e so contactar

      Excluir
  6. Fui diagnosticado com Kienbock no estagio inicial. Meu medico não quer operar e, me deixou na imobilização 45dias. Não adiantou de nada só piorou... Agora to fazendo fioterapia. Espero que não se agrave, mas me sinto prepotente com as decisões medicas... Gostaria de resolver isso de uma vez por todas, infelizmente não é uma coisa simples. Desejo melhoras a todos.

    ResponderExcluir
  7. Você teve nos dois punhos?! Pode me dizer como está agora? Pergunto porque eu tenho no punho direito e estou começando com os mesmo sintomas no punho esquerdo e estou bem chateada.

    ResponderExcluir
  8. Gente eu tenho no punho direito, fiz uma cirurgia e a dor quase zerou, muito raramente sinto dor no punho direito, agora meu punho esquerdo começou a doer muito, igual era o direito... essa doença passa de uma mão para outra?

    ResponderExcluir
  9. Procurei um profissional devido umas dores terríveis e que me incomodam bastante no punho esquerdo. Encaminhada aos exames prescritos, tive o diagnóstico de Doença de Kienbock ( rara) . Estou agendada com um especialista de mão para iniciar o tratamento. Tenho fé em Deus que tudo ocorrerá de maneira positiva.

    ResponderExcluir
  10. tenho essa doença e a empresa me demitiu

    ResponderExcluir
  11. eu tenho esta doença, meu estagio é 4,a dor é horrível!!!!!!Meu braço esta inchado

    ResponderExcluir
  12. EU TBEM TENHO ESSA DOENCA E VOU FAZER A CIRURGIA..MAS COMO TRABALHO COM COMPUTADOR GOSTARIA DE SABER SE ESSA DOENCA PODE ENCOSTAR NO INSS

    ResponderExcluir
  13. Ola também estou com kiembok e a uma semana fiz cirurgia de enxerto osseo vascularizado. Tive deformação do semilunar. Espero que tenha bons resultados.

    ResponderExcluir
  14. Eu também tenho kienbock e já está no estagio 4 e não tenho mais o movimento do punho. Eu estou pensando em fazer uma cirurgia, mais estou com receio de q as dores continue..

    ResponderExcluir
  15. eu fui diagnosticada com essa doenca queria saber se essa doenca tem cura

    ResponderExcluir
  16. estou com esra doença a 7 anos trabalhando com dor, ha sinais de necrose avascular do semilunar D Kienbook, atropatia degerativa, iflamatoria do carpo , sinais de tenossinovite do quarto compartimento extensores, a lesão tem me levado a depressão profunda e o inss não reconehce isso como doença me afstou so sies meses , medica especialista não quer operar por motivo de regeição e não sei o que faço, estão me negado os meus direitos

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho kienbock, já fiz a carpectomia e depois fiz a artrodese ha quase 2 anos, tenho muitas dores até hoje para fazer tudo, meu dedo indicador nao fecha. Já perdi 2 empregos por ter que ficar indo em medicos, fazendo fisioterapia, atualmente estou desempregada e o INSS é muito falho para isso, não tenho esperanças.

    Sempre trabalhei o dia todo no computador, troque o mouse para a mão esquerda, mas mesmo assim no fim do dia sinto muitas dores. Hoje me acostumei com dor, e tenho dores na mão esquerda devido sobrecarregar ela.

    A maioria dos medicos corre dessa doença e muitos desconhecem.

    Se quiserem trocar experiencia, segue meu e-mail: dary878@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, tbm tenho essa doença, vou fazer a terçeira cirurgia que a medica disse que vai ser a ultima, não vou ter mas dor, mas tbm não vou mexer mas o pulso,mas ela disse que vou conseguir mexer os dedos mas esyou com muito medo de perder todos os movimentos. gostatia de saber se alguem já fez e se esta ok a mão.

    ResponderExcluir