sexta-feira, 8 de abril de 2011

A guerra contra sacolas de plástico





Sacola Plástica Nunca Mais


“Belo Horizonte foi contemplada com uma lei muito bem-vinda. Será a primeira capital do País a restringir o uso das sacolas plásticas. As principais instituições envolvidas se organizaram para avançar além do que está estabelecido em lei. A legislação autoriza o uso de embalagens descartáveis amigas do meio ambiente, as compostáveis. No entanto, o movimento quer mais. Quanto menos descarte, mais saudável o ambiente”, esclarece o coordenador da campanha, José Nogueira Soares Nunes.

Segundo ele, as ações buscam reduzir ao máximo o uso de sacolas descartáveis. “As descartáveis compostáveis devem ser encaradas como uma forma de uso emergencial”, frisa.

Dentro das ações do projeto, está prevista uma grande campanha de conscientização que começa 13 de março nos pontos de venda das entidades associadas e terá duração de aproximadamente 45 dias.

Os consumidores terão acesso a panfletos explicativos, publicidade em jornais, revistas, TV e rádio. Haverá também treinamento dos atendentes do varejo – o contato direto com os consumidores – para que eles estejam aptos a esclarecer a população.

Sacola oxidegradável/oxibiodegradável: As sacolas oxibiodegradáveis, cuja denominação correta é oxidegradável, são produzidas a partir do petróleo, com aditivos oxidantes que aceleram a sua degradação. Esses aditivos contêm em, suas formulações, componentes químicos que deixam resíduos que podem ser prejudiciais ao homem e ao meio ambiente. O uso pode criar e potencializar outros danos ambientais, já que pequenos fragmentos de plásticos, resultantes do processo de degradação, são facilmente carregados pelo ar, para outros lugares como rios, lagos, mares e demais sistemas. Até hoje, nenhum plástico com aditivo oxidegradável atendeu às normas internacionais de biodegradação.

Sacola compostável ou biodegradável: produzida com matéria orgânica, geralmente o amido de milho, é de fácil decomposição. Degrada-se em até 180 dias pela ação de microorganismos presentes em ambientes de compostagem e de aterros sanitários. Transformam-se em um composto orgânico que pode ser usado como húmus na adubação.
Sacola retornável: Não são descartáveis, apresentando vida longa. Produzidas com materiais variados, como TNT, tecido, palha, entre outros, é uma das melhores opções para se evitar o descarte.

Sacola plástica reciclada: feita a partir de materiais plásticos recicláveis. É uma boa alternativa na sua produção, mas quanto ao descarte apresenta os mesmos impactos ambientais da sacola tradicional.

A partir do dia 18 de abril será proibido o uso das sacolas convencionais e só poderão ser

comercializadas sacolas biodegradáveis (compostáveis), que serão vendidas ao preço médio de R$0,19. A partir desta data a fiscalização deixará de ser educativa, para ser punitiva. O comerciante que não cumprir a lei será notificado, multado e no caso de reincidência o estabelecimento poderá ser interditado e até fechado. De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da AMIS os fornecedores da sacola compostável, feita a partir do amido de milho, terão plena condição de atender o comércio de BH.

A sacola compostável, que será comercializada em BH, apesar de ser muito parecida com a que é usada hoje, dura menos, mas enquanto a sacola atual leva cerca de 400 anos para se decompor no meio ambiente, a compostável se decompõe em até 180 dias. A Gerente Comercial da Extrusa, fabricante da sacola compostável, Gisele Barbin, explica que "os plásticos biodegradáveis Basf (fabricante da matéria prima) comportam-se como um composto orgânico normal e os microorganismos presentes no solo proporcionam em poucos meses a biodegradação completa, sem deixar resíduos nocivos ao meio ambiente".

A estrela da campanha é a mudança de habito
Esta lei não pretende incentivar a troca da sacola de plástico convencional pela sacola biodegradável.
O objetivo maior é promover uma mudança de hábito e uma reflexão sobre a quantidade do que se consome e o que é realmente necessário. Pagar pelo produto é uma forma de alertar o consumidor e estimular o uso da sacola retornável. A sacola descartável deverá ser vista apenas como um instrumento emergencial. Para o Movimento das Donas de Casa e Consumidores, essa lei é considerada a realização de um sonho.


Matéria publicada na edição de fevereiro do Ambiente Hoje - Jornal impresso da Amda.
(Fonte: Assessoria de imprensa da ACMinas - 25/02/2011)



UM DIA DE ESPERANÇA

Ficamos estarrecidos com os acontecimentos de mortes prematuras, ocorridas de tempos em tempos, por pessoas consideradas insanas, que não acham saida para os próprios problemas, e termina com a esperança de vida de muitos.
Triste com o acontecimento , ontem , na cidade do Rio de Janeiro, onde crianças terminaram suas estadias aqui nessa vida, pelas mãos de uma pessoa qualquer, deixo aqui ,meus sentimentos.
Não sei mesmo o que dizer, nem como acalentar tantos sofrimentos, mas  nao estamos livres de " ataques de loucura" do ser humano, que decide ser Deus e terminar com a vida de muitos. somos assim, irracionais e surpreendentes. Vamos nos conscientizar do nosso poder e o direcionar para as boas ações.
Deixo aqui, frases de grandes escritores para acalmar todos os corações.
Beijo a todos os que se foram e esperança aos que ficaram.



  • A esperança não murcha, ela não cansa, também como ela não sucumbe a crença. Vão-se sonhos nas asas da descrença, voltam sonhos nas asas da esperança.                              
Augusto dos Anjos





  • A esperança não será a prova de um sentido oculto da Existência., uma coisa que merece que se lute por ela?

Ernesto Sábato 

  • A esperança é a maior e a mais difícil vitória que um homem pode ter sobre a alma.

Georges Bernanos 

  • Nunca houve uma noite, ou um problema que pudesse derrotar o nascer do sol ou a esperança.

Bern Williams

  • Devemos aceitar a decepção finita, mas nunca perder a esperança infinita.

Martin Luther King

terça-feira, 5 de abril de 2011

MÚSICA MEXICANA. QUE BONITA ES MI TIERRA, CON JAVIER SOLÍS

HOMENAGEM A UM AMIGO ESPECIAL

MEXICO
Um país marcante, com praias azul-turquesa, festas imperdíveis, ruínas e pirâmides misteriosas e um povo alegre .

"Morto não é quem em paz descansa na tumba fria. Morto é quem tem morta a alma e vive todavia" a frase da pintora Frida Kahlo diz muito sobre o México.


Os 21 milhões de mexicanos têm, sobretudo, um compromisso com a alegria. São meio parecidos com a gente: festeiros e hospitaleiros. Um bom motivo para entrar no país de verdade. E isso não quer dizer nos resorts turísticos mais badalados do mundo: Cancún, no Mar do Caribe, e Los Cabos, no Pacífico.

Há um país real, ainda mais interessante para ser descoberto.

O país das ruínas e pirâmides maias, o país da tradição espanhola, das cidades com resquícios coloniais, das bandas de mariachis, do espírito indígena, da cozinha apimentada e forte, do Carnaval de Vera Cruz... O.k.

Não dispense o mar azul de Cancún, nem os hotéis seis-estrelas de Los Cabos... Tampouco deixe para trás o bochicho de Playa del Carmen, a cena alternativa da Isla Mujeres, a infra para mergulho de Cozumel e o astral natureba de Tulum. Afinal, espremido entre o Golfo do México e o Oceano Pacífico, o México também é a sua praia.

Fonte: viajeaqui.abril.com.br



Nome Oficial: Estados Unidos Mexicanos

Organização do Estado: República presidencialista
Capital: Cidade do México
Área: 1.967.183 km²
Idioma: Espanhol (oficial)
Maiores cidades: Cidade do México, Guadalajara, Netzahualcóyotl, Monterrey, Puebla, Juaréz
População: 104.908.000 habitantes (Julho de 2003, est.)
Unidade monetária: Peso novo mexicano

Localizado no extremo sul da América do Norte, fazendo divisa ao norte com os Estados Unidos e ao sul com Belize e Guatemala, o México pertence ao grupo dos países da América Latina.

Constitui, no conjunto, um país de terras altas. O altiplano mexicano domina grande parte do país. Está limitado em seus extremos leste e oeste por cadeias montanhosas que descem de maneira abrupta até as estreitas planícies costeiras. As duas cadeias montanhosas, a Sierra Madre Ocidental e a Sierra Madre Oriental, são interceptadas pelo eixo Neovulcânico transversal, que contém os picos mais altos da República. Ao sul, está a Sierra Madre do Sul. Entre ela e a Sierra Madre Oriental, encontra-se o Entroncamento Mixteco. A oriente, uma brusca queda termina no istmo de Tehuantepec, que separa o oceano Pacífico do golfo do México. O elemento topográfico mais marcante do país é o altiplano, que é a continuação das planícies do sudoeste dos Estados Unidos e ocupa mais de um quarto da área total do México. Os rios mais importantes são o rio Bravo, Lerma-Santiago, Balsas, Pánuco, Papaloapan, Coatzacoalcas, Usumacinta, Yaqui, Mayo e Conchos. O lago de Chapala é o maior do país. O México é dividido pelo trópico de Câncer e, portanto, a metade sul está incluída na zona tórrida intertropical e em geral o clima varia com a altitude.

O México é um país de clima predominantemente quente, que varia entre tropical marítimo, ao sul, e desértico, ao norte.
Fonte: www.portalbrasil.net



A VIDA SECRETA DOS OBJETOS

O artista americano Terry Border criou uma série de imagens cômicas, em que imagina objetos do cotidiano em situações inusitadas.
Em sua nova coleção, ele usa bananas, ovos, pães, facas, colheres de pau e até uma pedra de gelo. Com o auxílio de arames, ele anima os objetos para realizar as cenas.
Nas fotos, é possível ver amendoins zumbis, a morte de um picolé e até mesmo um hambúrguer que, combinado com um pacote de batatas fritas e um refrigerante, se transformou na Estátua da Liberdade, um dos principais monumentos dos Estados Unidos.
Border, que é da cidade de Greenwood, em Indianápolis, diz que seu talento para criar é natural, e que ainda está repleto de ideias.


"Eu fazia esculturas maiores e mais abstratas, mas descobri que não era o meu forte."


"Comecei a fazer obras menores com arame e comecei a incorporar objetos para fazer coisas mais interessantes. Usei o meu humor, que admito ser um pouco estranho", diz Border.


O artista de 45 anos diz que, para ter ideias, costuma observar os objetos, pensar sobre o que eles lembram e criar algum tipo de história com isso.


"Tento me divertir durante o processo. Eu tenho um bom senso de humor. Gosto de rir, mas não consigo contar uma piada nem para salvar minha vida", diz.






Border diz que, apesar do senso de humor que usa em suas imagens, é incapaz de contar piadas. Na foto acima, que se chama ''Hematomas'', as manchas das bananas viram machucados de uma luta de boxe


O artista americano Terry Border criou uma série de imagens cômicas em que imagina objetos do cotidiano em situações inusitadas. Na imagem, que se chama ''Sonhos de um cubo de gelo'', uma pedra de gelo fisiculturista sonha com a força do iceberg que atingiu o navio Titanic







Segundo Terry Border, seu trabalho fica melhor com a experiência. Por causa disso, ele diz que não pretende parar de criar novas imagens. Na foto, um ovo é encorajado por um fouet (utensílio utilizado para fazer cremes e omeletes) a pular para dentro de uma tigela











Para Terry Border, seu ponto de vista sobre as coisas sempre foi seu dom. Ele diz que criar objetos é, desde o início, uma diversão. Na imagem, que se chama ''Luto de amendoins'', um grupo lamenta a morte dos companheiros usados para fazer um pote de manteiga de amendoim










Apesar da constante produção, o artista diz estar cheio de ideias para novas fotos. A fotografia, cujo título é ''Cena do crime'', mostra um picolé cobrindo o ''corpo'' de outro, que derreteu








Border já lançou um livro com fotografias de seu trabalho e se prepara para lançar o segundo. Além disso, publica imagens semanalmente em um blog. A imagem acima mostra um biscoito de chocolate buscando seu companheiro, que foi consumido com o copo de leite








O artista diz que tem um talento natural para imaginar objetos em situações inusitadas e divertidas. Na foto, amendoins zumbis se alimentam do ''cérebro'' de um amendoim saudável.











Depois de tentar criar esculturas maiores e mais abstratas, Border decidiu se dedicar aos objetos menores. Na foto, uma caneta acorrentada a uma mesa tenta se libertar












 Border, de 45 anos, cria esculturas a partir de alimentos, objetos do cotidiano e arames. Na obra intitulada ''O jeito americano'', um hambúrguer e um pacote de batatas fritas se transformam na Estátua da Liberdade














Em seu blog, o americano diz que costuma deixar esculturas em lugares por onde viaja, depois de fotografá-las. Na foto, uma colher de pau é assassinada, a tiros, por outra









Ref. Portal Uai