terça-feira, 24 de agosto de 2010

VAMOS TOMAR CHÁ?

-Erva de qualidade, medidor de erva, termômetro, filtro infusor e louças adequadas. Esses são os itens certos para fazer um bom chá


Gelado, quente, com leite ou aromatizado. Os chás e as infusões conquistam cada vez mais brasileiros em busca de uma alternativa ao café. Conheça mais sobre sua história, sua composição e descubra o jeito certo de apreciar uma boa xícara dessa bebida milenar.
  

Por Cristiane Senna. Design Maycon Silva


O chá é a segunda bebida mais consumida do mundo, perde só para a água. Datada de mais de 2.000 anos, surgiu na China como forma de homenagem aos imperadores. Mas foi na Inglaterra, no fim do século XVIII, que a bebida ocidentalizou-se devido à Revolução Industrial.





Acerte na preparação


Preparar um chá ou uma infusão de ervas não é difícil, mas requer alguns cuidados para que o sabor e o aroma sejam preservados.
- A versão a granel é muito mais aromática e saborosa que a de saquinho, apesar da sua praticidade. 

- Não use um bule de alumínio ou inox. Opte por um de vidro, cerâmica ou ferro.
- Os materiais mais aconselhados para apreciar a bebida são o vidro ou a porcelana.
- Usar o tamanho certo de infusor para as versões a granel é importante. Ele pode ser de aço inoxidável, algodão cru orgânico, bambu e papel.
- Respeite o modo de preparo de cada tipo de chá ou de infusão. Segundo Paula, deve-se utilizar a quantidade exata de ervas, com a temperatura controlada e o tempo de infusão correto. “A água muito quente pode queimar a folha; se o chá ficar muito tempo em infusão, o tanino é liberado e ele amarga.”
- “Como em qualquer bebida, o açúcar altera o sabor. Para os apreciadores ou degustadores, não é aconselhável. No entanto, caso a pessoa sinta necessidade, sugiro o mel por interferir menos no sabor do chá”, diz Paula. Já Carla é enfática: o importante é ter prazer, usando açúcar ou não.
- O calor ideal do chá ou da infusão não queima os lábios. - Na hora de preparar a versão gelada da bebida, faça uma infusão forte e adicione água fria ou gelo.
- O famoso chá preto com leite deve ser feito apenas com um gole de leite frio – nunca quente, pois altera o sabor.

Fonte do infográfico: Vanderlí F. Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta, Carla Saueressig, dona d´A Loja do Chá Tee Gschwendner, e Paula Simonsen, especialista do Hotel Emiliano

Nenhum comentário:

Postar um comentário