sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Doença de Kienböck e Síndrome do Túnel do Carpo

Fui acometida por duas doenças nos punhos direito e esquerdo chamadas:
Doença de Kienbock e  Síndrome do Túnel do Carpo.
Estou para fazer uma cirurgia e ficarei fora de circulação por algum tempo.
Deixo aqui, informações sobre essa doença .


Doença de Kienböck
É uma doença caracterizada por colapso do osso semilunar, localizado no punho, por alterações vasculares de causa desconhecida, ou seja idiopática. A maior incidência ocorre em homens jovens, sendo o quadro clínico demosntrado por dor e edema sobre o osso semilunar, diminuição da força da mão, seguida de diminuição da mobilidade na região acometida. A causa desta patologia, como já foi dito é idiopática, porém pode estar associada a um trauma passado, ainda obscuro, o que se conhece é somente a fisiopatologia, alterações vasculares.


Diagnóstico: Esta patologia pode ser diagnosticada através de um exame clínico, e de exames complementares como: Radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.





Manifestações clínicas:


As principais manifestações clínicas são a queixa de dor no punho, que pode se irradiar para o antebraço, a dor à palpação do semilunar, a dor à flexão do dorsal do dedo médio e a diminuição de força da mão. Os sintomas são de caráter progressivo, variando de acordo com a evolução da doença.

Tratamento:


Nos estágios iniciais estão aqueles pacientes classificados como I ou II de Lichtman. Como está identificado que a variância ulnar negativa contribui na gênese da doença, o tratamento inicial consiste nos procedimentos de alongamento da ulna ou encurtamento do rádio.


Os princípios gerais para os estágios intermediários seriam de prevenir a evolução da instabilidade carpal e aliviar os sintomas dolorosos. Para isso, são descritas técnicas de artrodeses intercarpais (triescafóide, escafo-capitato, capitato-hamato) e a artroplastia semilunar (com próteses de silicone ou enxerto autólogo de tendão). Existem ainda aqueles que, em vista dos resultados duvidosos desses procedimentos, optam pela simples artroplastia de ressecção do semilunar com objetivo de aliviar temporariamente os sintomas álgicos, sem interferir com a progressão do colapso carpal.


Por fim, a doença avançada requer procedimentos de salvação. Como a artrodese de punho, principalmente para os pacientes mais ativos; e a carpectomia proximal, tentando ainda preservar a mobilidade do punho.


Bibliografia :http://www.medcenter.com




A síndrome do túnel do carpo (STC) é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo



quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Vivendo a vida

Não desista... Não se dê por vencido!


"Na vida, ao contrário do xadrez, o jogo continua depois do xeque-mate".
Isaac Asimov


Então, sempre é tempo de fazer mudanças, reparos, de tentar de novo, de se dar mais uma chance. Não importa em que setor da vida está meio emperrado. Estar parado por aí, bem pode ser um ponto de partida. Com tantas voltas que a vida dá - quem sabe na próxima rodada, você possa ir adiante.


(Cássia Marina Moreira)


_________________
Pais de bem com a espiritualidade, filhos de bem com a vida


(Adília Belotti)




Ninguém discute que somos todos bem-intencionadas criaturas que procuram dar o melhor para seus filhos. Então o que é que pode estar faltando? Para alguns estudiosos, a resposta é clara: no afã de prover os filhos com tanto conhecimento e tantos cursos, brinquedos, treinos, aparelhos, idiomas, os pais esqueceram de olhar para dentro de suas crianças e enxergá-las como verdadeiramente são: seres espirituais.








 
 
 
_______________________


 
Transformando seu ser


(Maria Isabel Carapinha)


Somos Seres Divinos criados à imagem e semelhança do Criador, somos seres de Luz com missões de expandir nosso ser a fim de nos tornarmos unos com o Criador.


Essa certeza todos nós temos! Mas nossas dores, feridas e sofrimentos muitas vezes não permitem que essa unicidade se concretize. Nos fechamos em nossos sofrimentos e fazemos deles a nossa realidade de vida.


Por trás de cada situação ruim existe uma ferida original. A transformação de nosso ser está justamente em descobri-la e a partir dali viver uma vida nova e plena.


Essa ferida original passa a fazer parte de nossa vida sempre, através de um bloqueio energético. Os bloqueios são desenvolvidos após experiências muito complicadas, que nos causam toda espécie de traumas e estes provocam modificações em nossa realidade.


Determinadas situações vivenciadas podem nos levar a um estado tal de desvalorização que passaremos, então, o restante de nossas vidas tentando buscar, de maneira desesperada, alguma coisa que nos complete. e daí que vem o perigo.


 
 
Vejam artigos completos: http://somostodosum.ig.com.br/

terça-feira, 24 de agosto de 2010

VAMOS TOMAR CHÁ?

-Erva de qualidade, medidor de erva, termômetro, filtro infusor e louças adequadas. Esses são os itens certos para fazer um bom chá


Gelado, quente, com leite ou aromatizado. Os chás e as infusões conquistam cada vez mais brasileiros em busca de uma alternativa ao café. Conheça mais sobre sua história, sua composição e descubra o jeito certo de apreciar uma boa xícara dessa bebida milenar.
  

Por Cristiane Senna. Design Maycon Silva


O chá é a segunda bebida mais consumida do mundo, perde só para a água. Datada de mais de 2.000 anos, surgiu na China como forma de homenagem aos imperadores. Mas foi na Inglaterra, no fim do século XVIII, que a bebida ocidentalizou-se devido à Revolução Industrial.





Acerte na preparação


Preparar um chá ou uma infusão de ervas não é difícil, mas requer alguns cuidados para que o sabor e o aroma sejam preservados.
- A versão a granel é muito mais aromática e saborosa que a de saquinho, apesar da sua praticidade. 

- Não use um bule de alumínio ou inox. Opte por um de vidro, cerâmica ou ferro.
- Os materiais mais aconselhados para apreciar a bebida são o vidro ou a porcelana.
- Usar o tamanho certo de infusor para as versões a granel é importante. Ele pode ser de aço inoxidável, algodão cru orgânico, bambu e papel.
- Respeite o modo de preparo de cada tipo de chá ou de infusão. Segundo Paula, deve-se utilizar a quantidade exata de ervas, com a temperatura controlada e o tempo de infusão correto. “A água muito quente pode queimar a folha; se o chá ficar muito tempo em infusão, o tanino é liberado e ele amarga.”
- “Como em qualquer bebida, o açúcar altera o sabor. Para os apreciadores ou degustadores, não é aconselhável. No entanto, caso a pessoa sinta necessidade, sugiro o mel por interferir menos no sabor do chá”, diz Paula. Já Carla é enfática: o importante é ter prazer, usando açúcar ou não.
- O calor ideal do chá ou da infusão não queima os lábios. - Na hora de preparar a versão gelada da bebida, faça uma infusão forte e adicione água fria ou gelo.
- O famoso chá preto com leite deve ser feito apenas com um gole de leite frio – nunca quente, pois altera o sabor.

Fonte do infográfico: Vanderlí F. Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta, Carla Saueressig, dona d´A Loja do Chá Tee Gschwendner, e Paula Simonsen, especialista do Hotel Emiliano