sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009




















O bom da vida é ser feliz, mesmo com as gordurinhas sobrando e os sapatos apertando. Dinheiro no bolso , na carteira, na mala, no bolso da blusa ou a falta dele nos momentos que vc quer sair pra passear. Ficar em casa de vez em quando é bom. A solidão é pequena , quando nos amamos de verdade.









"Nunca tive os olhos tão claros e o sorriso em tanta loucura. Sinto-me toda igual às árvores: solítária, perfeita e pura."( Cecilia Meireles)










"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda."
( Cecilia Meireles)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

DICAS PARA O FERIADÃO

LEITURA



Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos ? jovens heróis modernos ? terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

FILMES -

Mundo de sonho ou mundo de pesadelo? É nessa alternativa que se move a protagonista dessa bonita animação de Henry Selick - Coraline e o Mundo Secreto, baseada em livro de Neil Gaiman (da série Sandman). Isso quer dizer que haverá no filme um lado, digamos assim, gótico, que pode chegar a ser assustador. O desenho é de um visual deslumbrante - que fica ainda melhor caso seja assistido em uma sala 3D, que aumenta a sensação visual do espectador e torna as cenas, mais reais.

Operação Valquíria - Durante a Segunda Guerra Mundial, o coronel Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) retorna da África ao ser gravemente ferido em combate. Ele se une à resitência alemã e ajuda a criar um complexo plano para tirar Hitler do governo. Porém, além do dever de conduzir o golpe e assumir o controle do governo, ele precisa matar Hitler.




Milk - A Voz da Igualdade - Uma cinebiografia de Harvey Milk (1930-1978), político norte-americano que assumiu sua homossexualidade publicamente nos anos 70, interpretado por Sean Penn, sendo o primeiro homossexual assumido a ser eleito a um cargo público nos Estados Unidos. No ano seguinte, Milk foi assassinado por um adversário de carreira política desconsolado com a perda nas urnas.




PARA ONDE IR NESSE CARNAVAL?



Eu, em particular, nao gosto da festa carnaval, mas gosto do feriado e da possiblidade de descansar, longe claro, dos blocos, das escolas de samba e dos foliões. Então, para onde ir? Escolhi alguns lugares onde, com certeza, estarei muito bem e feliz. Vamos comigo? Feliz carnaval, do jeito que achar melhor!





















ENCONTROS E DESENCONTROS




Até que ponto, falar a verdade na cara é vantagem ou conquista-se alguma coisa?
Só acontece comigo. ( e com mais um milhão de pessoas)


Fui a um encontro para conhecer um cara da internet, desses sites de relacionamentos. (Imagina, eu em site de relacionamentos)
Planejamos o dia inteiro como seria, onde e quando. Já nos conhecíamos por foto, o que despertou nosso interesse.
Ta certo que ele só falava em sexo, como quase todos os caras virtuais. Com certeza, ele me queria somente pra uma transa. Mas eu sempre acho que posso retardar esse ímpeto dos hormônios masculinos com uma boa conversa e mostrando meu lado inteligente, gentil , não deixando meu lado sexual como o único objetivo. Quanta inocência...
Fui mesmo assim ao encontro, imaginando poder transformar esse encontro sexual em outro melhor, ou com mais conteúdo. Outro engano.
Me produzi, gastei minhas ultimas gotas do meu perfume importado, e fui à luta, digo ao encontro.
Não sei se é assim com todo mundo, mas a falta de graça ao nos apresentarmos, chamou minha atenção. Nos olhamos, - prazer, eu sou “ fulano”, e eu não sabia se cumprimentava com beijos no rosto, um sorriso ,mas me apressei logo a esticar minha Mao para cumprimentá-lo.Oh meu Deus, que vergonha,quanta idiotice, aperto de Mao,, credo, ficou super formal. Como um homem que, pretendia levar-me pra cama, o faria depois desse gesto tão, tão,mas tão,,,,? nem sei o que dizer.
Senti-me avermelhar por toda a face, mas fingi normalidade.
Ele espantado com o gesto, ligou o carro e saiu meio sem rumo, com seus olhos azuis, arregalados.
O que esta achando? Perguntou-me ele;
-A química bateu? ( que pergunta idiota, afinal nem deu tempo de olharmos um na cara do outro)
Eu, como nunca soube falar a verdade cara a cara, ou deixar a pessoa sem graça, respondi que, até aquele presente momento, esta indo. ( o que isso significava, esta indo,,, eu hein? Que mentira, eu nem sequer tinha controle sobre meu pensar).
Ele era um cara de 39 anos que não passava dos 20. Acho que ele havia mentido sobre sua idade. Eu me sentia tão mal que desejei estar na minha casa, no dia anterior, em frente do computador para não aceitar esse encontro.Mas porque ofende-lo com a minha negativa? Vamos mais a frente que tudo se ajeita.
Foi aí que tive a infelicidade de devolver a pergunta:
-E você, bateu a química?
-“ Não! NÃO BATEU!
- Que?
-Não bateu a química!
Fiquei assustada com o que ouvi, mas me mantive calma, mesmo que o coração estivesse quase saindo pela boca , calma como se estivesse enfartando.
Não, ele tava brincando,,, pensei comigo.
Ele continuou:
_ Chato isso , né? Você receber um “não” assim na cara.
Respondi que era ruim, mas que acontecia (nunca havia acontecido comigo antes)
- Com você recebe isso? Perguntou ele.
Continuei com toda a classe
- Quem está nesse jogo tem que ter um preparo para ouvir um não e equilíbrio emocional para sair dessa de cabeça erguida. ( cabeça erguida um ova,quem sair inteira depois de levar um fora?) Ele concordou.
Mas eu tinha certeza que ele estava mesmo brincando comigo ou me testando. Pensei que, poderíamos nos entender caso o encontro continuasse a acontecer.
Continuei falando,,,
-Mas se você não gostou, retorne e me deixe do outro lado da rua onde pegarei o mesmo ônibus para voltar.
Então, ele me obedeceu, fez o retorno, parou no ponto do ônibus e disse;
-Pode descer.
Mesmo paralizada, mantive a calma como se fosse a coisa mais normal do mundo
_ Posso saber porquê não bateu?
(Eta mulher besta essa, sô, por que eu tinha que fazer essa pergunta?)
Friamente, ele disse que me diria quando chegasse em casa e nos encontrássemos na internet de novo.
Eu desci como uma lady e ele foi embora.
Naquele momento, eu estava sem chão. Não sabia onde encontrava-me, Milhões de pensamentos me atormentavam.
Meu Deus, ele não me quis! Que idiota que eu sou. Não tinha como eu voltar a raciocinar novamente.
Será que eu falei algo errado? ( nem tive tempo de abrir a boca alem de um olá)
Será que estou com alguma “ coisa” nos dentes?
Será que estou perfumada demais? Simples demais? Velha demais? Gorda demais?
Lembrei da minha filha que, no dia anterior, tinha sido dispensada do trabalho.
“ Mamãe, é ruim demais ser mandada embora”.
Pois eu acabara de ser despedida e sem justa causa,mas completamente sem direitos.
Eu tinha que me localizar e me encontrar; isso não estava acontecendo comigo.
Meu mundo caiu em poucos segundos.
Respirei fundo, não tentei pensar. O ponto do ônibus estava cheio . Parecia que todo mundo sabia o que tinha acontecido. “Não vou pensar, não vou pensar.”
Mas, o que eu fiz? È, eu to gorda demais, vou fazer um regime.
Será que eu vou ficar sabendo o porquê? Ele vai me enviar uma mensagem falando?
Peguei o ônibus e fui para casa. Não gastei uma hora pra ir e voltar. No caminho,pensei em um milhão de desculpas para contar sobre o acontecido para minha filha.
“Ele queria apenas sexo.”
“Ele era feio”
“Ele era feio e fedorento.”
Que desculpa cairia bem? Mas afinal, ela não precisava saber da vergonha que passei.
Pronto, não vou contar. Vou dizer que somente nos conhecemos e que o celular dele tocou o chamando para um compromisso inadiável. Isso!
Abri a porta de casa e o susto foi o previsto.
- Mamãe, o que faz aqui? E o encontro, como foi?
- Levei um fora. Ele não me quis e não sei porquê!
Também como previsto, ela riu horrores de mim. Me zoou até.
Chega! Contei a ela toda a verdade e rimos muito disso tudo. Meu sentimento de tristeza era forte, abri o computador e apaguei-me de todos os contatos que eu tinha.
Fiquei de mal do computador e jurei que não mais voltaria para ele.
Mas , minhas juras não duraram muito tempo.
Que isso mulher!
Você é linda, inteligente, charmosa. Quem perdeu foi ele.
Levante-se. Você não tem que deletar suas possibilidades. Tem que deletar esse episódio da sua vida, ou colocá-lo como um conto engraçado.
Voltei ao computador. Retomei os meus contados e exclui o nome dele da minha memória.
Nunca fiz isso mas , de hoje em diante, não vou brincar com os sentimentos de ninguém. Temos uma cota de dor e que pode ser que nem todos sejam fortes como eu fui ao ouvir a verdade na cara. Devemos dizer a verdade sim, mas floreada, amena, menos dolorosa, se é que isso seja possível.
Devemos e podemos ser educados com o outro, mostrando nosso querer sem deixá-lo constrangido.
To inteira, linda e feliz
O acontecido? Página virada.
Ele? Deletado.

Continua...

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

filme- eu recomendo!

O Pianista


O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

EIS A QUESTÃO


Hoje, pensei que estaria melhor do que ontem, mas não estou. Levantei com ânimo e coragem para tomar decisões que estou adiando a tempos,mas no decorrer do dia, tudo foi caindo por água abaixo. Ao invés de ter que decidir por um assunto, apareceram vários outros que realmente fizeram-me pirar. “ Ser ou não ser, eis a questão!" , como disse um certo alguém.
Fazer planos é fácil, difícil é executá-los. E eu estou nesse limiar. Para realizar nossos planos, temos que fazê-los com sinceridade , forca e se não tivermos dinheiro, não adianta querer ganhar na loteria. Muitas coisas, achamos que não podemos por falta do dinheiro. È verdade, mas a falta dele não nos impede de sonhar e realizar de uma outra maneira.
Um amigo distante, mas um grande amigo, me mostrou algo, importantíssimo ao me contar uma historia sobre ele e a esposa.
Disse-me que, sua esposa um dia, queria ser bailarina (não sei porque não ela nao pode, ele não me disse,mas acredito que tenha tido motivos reais para que isso não acontecesse) e ele disse a ela que fizesse algo que estivesse perto da dança. Sabem o que hoje ela faz,, sai todos os dias para dançar. Não é o máximo?
É isso! Se não posso editar meus livros, que eu os escreva aqui, que eu deixe aqui minhas poesias, meus contos, minha vida, tudo que eu quero deixar no papel e não posso. Eis aí a solução. Refazer nossos planos.
Continuar a sonhar e deixar que a possibilidade de novos , nos abra mais caminhos para mais sonhos e outros planos.
Obrigada pela sua ajuda e carinho,meu amigo Mazo,, sei que vai ler isso e vai sentir-se abraçado por mim .







“Ser ou não ser, eis a questao”
famosa frase Ser ou não ser, eis a questão (no original, To be or not to be, that's the question) vem da peça A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca, de William Shakespeare. Encontra-se no Ato III, Cena I e é frequentemente usada como um fundo filosófico profundo. Sem dúvida alguma, é uma das mais famosas frases da literatura mundial.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009


EU E MAIS "TROCENTOS"

Quando pensamos em realizar algum sonho, algum desejo, logo logo tratamos de fazer nossas orações, pedimos aos céus, a Deus, ou a quem quer que seja, para que nossa vontade seja atendida. Somos portanto, egoístas ao imaginar que o mundo gira em torno de nós mesmos. Imagine quantas pessoas estão pedindo ao mesmo tempo e quem sabe ate a mesma coisa que nós. Claro que temos que passar pelas etapas, igual a um concurso, a um vestibular,,,, etapas e as famosas chamadas, 2ª,3ª e quem sabe uma quarta.
Estou disputando uma vaga em uma universidade em 90 por cento de bolsa para um curso tão sonhado. Disputei com centenas de pessoas , as quais fizeram as mesmas orações, ajoelharam no chão pedindo da mesma maneira que eu. Choraram, desesperaram e até fizeram promessas . Tudo igual a mim.Mas e aí? Quem tem o maior grau de merecimento? Eis a questão. Tenho que descer no meu salto e me igualar a essas centenas de pessoas. Sinto que não tenho sido uma boa pessoa, em pensar apenas em mim mesma querendo que tudo seja de acordo com o que quero. Estou aqui, com as mãos esticadas para a palmatória, pois reconheço meu lugar no universo. Enfim, a resposta saiu e não consegui o que queria, e não vou ficar triste por isso. Apenas uma ligeira decepção, mas nada que me faca caminhar para frente. Deus abençoe quem ganhou no meu lugar e que essa ou essas pessoas saibam realmente aproveitar do ganho que lhes foram dadas.

(Palmatória: Objeto confeccionado de madeira com uma parte arredonda, usado antigamente nas escolas, pais de família, nas prisões, senzalas, para puni-los ou exigir algo.
Tarefa passada para casa, na aula seguinte a Professora fazia uma roda entre alunos e fazia perguntas como exemplo a Tabuada, os alunos que errassem a punição seria uma palmatorada, ou seria dada pela professora ou entre eles.)
No caso do texto, palmatória significou: confessar erro próprio.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

ALGUMAS PAIXÕES










MINHAS PRIMEIRAS PALAVRAS



Sempre tive um desejo de ter um blog, mas me achava velha demais para isso.


Estou aqui, para quebrar " paradigmas" e mostrar a quem quer que seja, que sou uma pessoa qualquer, mas com meus valores e encantos únicos e com coragem suficiente para contar tudo que acontece diante dos meus olhos e tudo que se passa em meu coração.


Como diz uma irmã queria, hoje eu estava com "falta de absolutamente", sem rumo e completamente vazia, então, resolvi dar meu primeiro passo ao encontro das palavras, das emoções e dos acontecimentos .


Eis-me aqui!


Vou citar sempre muitos nomes, pois sou encantada com o mundo da poesia. Licença Cecilia Meireles, Fernando Pessoa, Clarice Lispector e muitos outros. Voces, a partir de hoje, farão parte do meu blog e alimentarão a fome dos que também, se encantam com as maravilhas das palavras encantadas.


A você, seja bem vindo, e desfrute dos casos, dos causos, das alegrias, das tritezas, das lágrimas perdias, do vento sem rumo, dos devaneios de uma pessoa qualquer.