terça-feira, 5 de abril de 2011

HOMENAGEM A UM AMIGO ESPECIAL

MEXICO
Um país marcante, com praias azul-turquesa, festas imperdíveis, ruínas e pirâmides misteriosas e um povo alegre .

"Morto não é quem em paz descansa na tumba fria. Morto é quem tem morta a alma e vive todavia" a frase da pintora Frida Kahlo diz muito sobre o México.


Os 21 milhões de mexicanos têm, sobretudo, um compromisso com a alegria. São meio parecidos com a gente: festeiros e hospitaleiros. Um bom motivo para entrar no país de verdade. E isso não quer dizer nos resorts turísticos mais badalados do mundo: Cancún, no Mar do Caribe, e Los Cabos, no Pacífico.

Há um país real, ainda mais interessante para ser descoberto.

O país das ruínas e pirâmides maias, o país da tradição espanhola, das cidades com resquícios coloniais, das bandas de mariachis, do espírito indígena, da cozinha apimentada e forte, do Carnaval de Vera Cruz... O.k.

Não dispense o mar azul de Cancún, nem os hotéis seis-estrelas de Los Cabos... Tampouco deixe para trás o bochicho de Playa del Carmen, a cena alternativa da Isla Mujeres, a infra para mergulho de Cozumel e o astral natureba de Tulum. Afinal, espremido entre o Golfo do México e o Oceano Pacífico, o México também é a sua praia.

Fonte: viajeaqui.abril.com.br



Nome Oficial: Estados Unidos Mexicanos

Organização do Estado: República presidencialista
Capital: Cidade do México
Área: 1.967.183 km²
Idioma: Espanhol (oficial)
Maiores cidades: Cidade do México, Guadalajara, Netzahualcóyotl, Monterrey, Puebla, Juaréz
População: 104.908.000 habitantes (Julho de 2003, est.)
Unidade monetária: Peso novo mexicano

Localizado no extremo sul da América do Norte, fazendo divisa ao norte com os Estados Unidos e ao sul com Belize e Guatemala, o México pertence ao grupo dos países da América Latina.

Constitui, no conjunto, um país de terras altas. O altiplano mexicano domina grande parte do país. Está limitado em seus extremos leste e oeste por cadeias montanhosas que descem de maneira abrupta até as estreitas planícies costeiras. As duas cadeias montanhosas, a Sierra Madre Ocidental e a Sierra Madre Oriental, são interceptadas pelo eixo Neovulcânico transversal, que contém os picos mais altos da República. Ao sul, está a Sierra Madre do Sul. Entre ela e a Sierra Madre Oriental, encontra-se o Entroncamento Mixteco. A oriente, uma brusca queda termina no istmo de Tehuantepec, que separa o oceano Pacífico do golfo do México. O elemento topográfico mais marcante do país é o altiplano, que é a continuação das planícies do sudoeste dos Estados Unidos e ocupa mais de um quarto da área total do México. Os rios mais importantes são o rio Bravo, Lerma-Santiago, Balsas, Pánuco, Papaloapan, Coatzacoalcas, Usumacinta, Yaqui, Mayo e Conchos. O lago de Chapala é o maior do país. O México é dividido pelo trópico de Câncer e, portanto, a metade sul está incluída na zona tórrida intertropical e em geral o clima varia com a altitude.

O México é um país de clima predominantemente quente, que varia entre tropical marítimo, ao sul, e desértico, ao norte.
Fonte: www.portalbrasil.net



3 comentários:

  1. Eu sempre gostei muito do México. Ultimamente mais... e agora menos. (risos) Viva o México e seu pueblo que me gusta mucho! besos mi hermana!

    ResponderExcluir
  2. Amor, sei uma mulher Mara-vilhosamente lindissima te adoro, que alegria que... mas faltou uma palavra pra usbstituir outra espero a troque depois se vc quer.

    ResponderExcluir
  3. Rúbia, tudo que você descreveu sobre o povo Mexicano, é verdadeiro, e o é pois conhecida, como nação pacata e ordeira. Agora, precisa-se dar destaque, não para alertar o turista, mas para as autoridades, e organismos internacionais, como parcela significante desse povo, está sofrendo com o desenfreado tráfico de drogas, que desafiam até as autoridades competentes nesse mister. Ná região de fronteira, em Tijuana, O tráfico, chega a derramar corpos, em dezenas, à porta das Delegacias, desafiando o Estado de direito, para mostrar sua força. O México, país da américa do norte, está, e precisa de ajuda.

    ResponderExcluir