sexta-feira, 15 de abril de 2011

RELATÓRIO MÉDICO - VIVA INTENSAMENTE

Tive  a doença de Kienböck no  punho esquerdo há 30 anos atras e fiz várias cirurgias para tentar recuperar os movimentos da mão. Na última , fiz uma artrodese- retirada do osso semi-lunar e  enxerto - onde fiquei sem o movimento do punho.
Muitos anos se passaram  e ,hoje, sou paciente portadora de doença de Kienböck no punho direito, confirmada por ressonância magnética e sou portadora da sindrome do túnel do carpo, nessa mao, submetida á tratamento cirúrgico de ambas as afecções.
Muitas são as dores intermináveis que sinto durante o dia e a noite e, segundo o médico, é um processo natural da adaptação do osso - fiz encurtamento do osso longo - . Mas as dores  nao param e foi constatado que estou com " dedo em gatilho " - Tenossinovite estenosante - no 3º dedo da mão direita com indicação de tratamento cirúrgico.

São acontecimentos estranhos que nos acomete, ainda mais após os 40 anos. Tudo no seu corpo muda, e precisamos estar com a cabeça muito atenta e sadia para não desesperarmos com esses processos degenerativos naturais do corpo humano.
Descobri mais isso, e depois de 5 meses engessada, lá vai eu de novo, para uma nova cirurgia.
O tempo passa rápido demais e precisamos viver tudo que pudermos, pois nos acontecem coisas que nunca imaginamos que possa acontecer.
Viva, viva muito,mesmo com as adversidades, com os percalços ,com as limitações, mas supere sempre. Só assim, as dores da vida ficam menos intensas.






KIENBÖCK - .Doença de Kienböck tem causa desconhecida e a classe médica ainda procura solução para este problema ortopédico. No entanto, sabe-se que profissões que implicam vibrações mecânicas frequentes são um factor de risco. Apesar de permanecer misteriosa para a comunidade científica e de ser considerada relativamente rara, a maleita existe e tem de ser tratada.

Qual a melhor forma para lidar com uma patologia cuja origem é desconhecida e que alternativas existem para tratar o punho quando já não é possível salvar o osso, são os principais desafios colocados aos ortopedistas que se vêem confrontados com este problema no seu dia-a-dia.







SINDROME DO TÚNEL DO CARPO - Síndrome do túnel do carpo é o nome referido a uma doença que ocorre quando o nervo que passa na região do punho (nervo mediano) fica submetido a compressão, originando sintomas característicos que serão descritos adiante.

Representa doença muito comum entre mulheres na faixa de 35 a 60 anos; pode ocorrer com menor frequência fora dessas faixas de idade e também ocasionalmente em homens.










DEDO EM GATILHO - TENOSSINOVITE ESTENOSANTE - Essa doença envolve os tendões flexores dos dedos das mãos, que passam por túneis dentro dos dedos. Se houver a formação de um nódulo sobre o tendão ou ocorrer um inchaço na bainha que o cobre, ele então se tornará mais largo, ficando comprimido nos túneis por onde ele passa. Conforme a pessoa mexe os dedos, ela irá sentir um estalo ou escutar um barulho na articulação envolvida, principalmente no meio dos dedos.

6 comentários:

  1. olá boa noite !!!
    achei muito interessante sobre essa materia que vc postou ^^
    Minha mae tem 49 anos descobriu que é portadora da doença kienbook a 5 anos atraz no inicio da doença,
    os medicos não queria fazer a cirurgia e receitava medicamentos para amenizar a dor so que nunca resolvia, agora que parece que a doença esta mais em avanço, os medicos indicou a tal cirurgia, gostaria de saber se fazendo a cirurgia perde tds os movimentos da mão, e se vale apena fazer acirurgia mesmo, pq minha mãe está com muito medo =/... mais uma vez obrigada,
    aguardo resposta xD

    ResponderExcluir
  2. Olá, querido amigo/a .

    Obrigada por ler minha postagem.

    Sou portadora dessa doença desde que eu tinha 16 anos.

    Vivi com dores por muitos anos, até diagnosticarem Kienbock. Foi uma fase difícil, porque não tinham muitos especialistas em mãos, nessa época. Hoje, tenho 50 anos e ainda sofro com isso.

    Depois de 4 cirurgias para sanar minha doenca, hoje estou com o punho esquerdo imobilizado. Era a única maneira de sarar, fazendo uma artrodese; retirar o osso necrosado, causador da doença.

    Não mexo com o punho , mas tem muitos anos isso.

    Hoje, estou com a mesma doençaa no punho direito, o que dizem os médicos, ser raridade, pois Kienbock nao dá nas duas mãos. Fui "agraciada" com isso . Hoje , fiz uma cirurgia na mão direita, coloquei uma placa com 6 parafusos, pois foi cortado o osso longo , para ver se alivia a tensao no osso da mao, o semi-lunar.- osso em que ocorre a doença -
    Devo confessar, tem exatamente 6 meses e já apareceu outra complicacao como o " dedo em gatilho" , e tenho dores horriveis. Estou somente esperando algum tempo, para ver se é mesmo a causa da adaptacao do osso. Mas, eu ando sentindo dores maiores do que antes.

    Sua mãe tem que fazer algo, como alguma cirurgia, pois essa doença nao sara sozinha.

    A cirurgia sempre tem chances de sanar tudo, mas somente os médicos podem nos falar o que pode ser feito ou nao.

    Tem que tentar.

    Eu ainda estou meio que arrependida de ter feito essa intervenção, pois estou muito mal com as dores, maiores do que antes, mas algo tem que ser feito.

    Nossos medos são normais. Nossas ansiedades, também.

    Mas, na verdade, ninguém merece sentir dor.

    Eu só tinha medo da cirurgia em si, pois eu sou mesmo uma medrosa em relação a anestesias e recuperação pós cirurgia. Mas, quanto a isso, eu pedi muito ao meu médico para que eu nao sentisse dor durante a cirurgia , e isso aconteceu.

    Espero poder estar com contato com você, para podoermos discutir mais sobre isso. Deseje sorte para sua mãe, por mim e diga a ela que, Deus é quem sabe de tudo. Então, acredite e tudo sairá bem.

    Obrigada mais uma vez e espero poder saber mais de voces.

    Abraços

    Mara Cassini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Meu nome é Andréia e tenho 33 anos.Descobri a doença de Kienbock a pouco tempo,só procurei o médico porquê estava com um cisto no punho e pensei que as dores vinham dele.Para minha surpresa o médico pediu um RX e disse que eu estava com essa doença e que o cisto era secundário.Descobri na fase avançada então o tratamento só pode ser cirurgico.Tenho medo de perder o movimento do punho e da mão,e como essa doença é rara não sei se posso confiar na cirurgia totalmente.Gostaria de saber sobre o pós operatório.Desde já agradeço!

      Excluir
  3. nossa, achei que você não iria responder meu post, sou mtu grata pela atenção, então como te falei minha mãe está preste a fazer a cirurgia, mais o real medo dela é o pós operatorio, ela acha que sua mão não irá mais voltar os movimentos, o medico dela disse que irá fazer uma pequena cirurgia nesse momento, mas que daqui alguns anos ela tenha que voltar para fazer uma cirugia maior, nao entendi mtu bem qual será essa cirurgia maior, mnha me disse que mais pra frente precisa-rá troca os ossos mais n sei bem quais são, espero manter contato contigo. obrigado mais uma vez
    meu nome é stéphanie
    se quizer conversa comigo add ladyred_rp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Rubia! Antes de mais nada, gostaria de lhe agradecer por postar informaçoes e a sua experiencia sobre a doença de kienbock. Tenho 27 anos e há 8 meses foi diagnosticada com tal doença , q se encontra no estagio 1.Graças a Deus não sinto mtas dores , mas percebi q a mobilidade da minha mão diminuiu. O meu medico me disse q devo fazer a cirurgia de encurtamento do radio , mas como estou prestando vestibular não será possivel no momento, já que a recuperação é bastante demorada. Eu gostaria de saber se vc já obteve melhoras em relação às dores e a mobilidade da mão ,após a cirurgia. Desde já agradeço a atenção e aguardo o seu retorno.

    ResponderExcluir
  5. Eu me chamo Elizete Galvão desde 2006. quando senti algo estranho no meu punho esquerdo, fui ao medico fiz varios exames e me falaram que era um cisto sinovial , me aconselharam a não operar que o cisto , voltaria de novo estou sofrendo com muitas dores na ja não consigo nem trabalhar direito com isso o sistema unico me vem enrolando e nunca me deram uma resposta exata, fui a médico denovo e fiz um ressonancia maguinetica e ele veio me afirmar que meu punho ja esta necrosado com uma tal de doença kienbook, não sei o que estou com minha mão quase que invalida, trabalho digitando sentindo dores todos os dias, e com isso estou com depressão a poder de antedepressivo, para variar comecou me dar sintomas de arritimia, procurei o mnedico que me afirmou que não me operaria por cauisa da arritimia, preciso de ajuda, pois no inicio não tinha problema nenhum com o osso e com todo esse tempo as dores so almentam e tenho dificuldades para trabalhar, se voce ja fez a cirugia e conheçepor sobre este problema por favor me envie relatorios sobre a mesma ficarei aguardando liza-galvao@hotmail.com

    ResponderExcluir