segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

FELIZ 2011 AO SOM DE BOB MARLEY

Para despedir do ano que se acaba, resolvi fazer uma homenagem a um homem fantástico e divino. Um homem que viveu uma vida para todos.

Parece com nosso Jesus, mas não.
Deus criou nosso mundo e deu vida a grandes criadores, como seu filho Jesus e tantos outros.
Quero despedir-me desse ano , falando de Bob Marley, um sábio homem de Deus ou de Jah!
Ouvi seu filho dizer que “ Bob Marley foi um professor, não de palavras, mas sim de ações”.- e para mim, nunca escutei nada tão lindo sendo dito de um pai, um mestre, um ser humano.
Tive a felicidade de conhecer sua história de vida, luta , alegria e tristeza. E como todos os heróis, de sua precoce morte.
E com um pouco da sua história , me despeço de um ano vivido com muita energia e me preparo para viver um outro com muito mais amor e esperança.

FELIZ NOVO ANO!!!!!






Bob Marley, nome artístico de Robert Nesta Marley - Nine Mile, 6 de fevereiro de 1945 — Miami, 11 de maio de 1981-

Foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Ele foi chamado de "Charles Wesley dos rastafáris" pela maneira com que divulgava a religião através de suas músicas.

Convicções políticas e religiosas

Bob Marley era adepto da religião rastafári. Ele foi influenciado por sua esposa Rita, e passou a receber os ensinamentos de Mortimer Planno. Ele servia de fato como um missionário rasta (suas ações e músicas demonstram que isso talvez fosse intencional), fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente. Em suas canções Marley pregava irmandade e paz para toda a humanidade. Antes de morrer ele foi inclusive batizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia com o nome Berhane Selassie.

A batalha contra o câncer
Diagnóstico

Em julho de 1977 Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé direito, que ele pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu; foi então que o diagnóstico correto foi feito. Marley na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos o aconselharam a ter o dedo amputado, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafaris que diziam que os médicos são homens que enganam os ingênuos, fingindo ter o poder de curar. Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança; a amputação afetaria profundamente sua carreira no momento em que se encontrava no auge (na verdade, a preocupação de Bob Marley era quanto à amputação de qualquer parte de seu corpo, seja o dedo do pé ou suas tranças. Para os seguidores dessa religião/filosofia, não se deve cortar, aparar ou amputar qualquer parte do corpo). Marley então passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas. A doença foi mantida em segredo do grande público.

Conversão

Segundo seu filho Ziggy Marley, Marley se converteu ao cristianismo antes de morrer. O motivo seria o de que, segundo a religião rasta, o corpo é um templo sagrado e por isso retirar o câncer seria errado. Marley teria descoberto muitas coisas semelhantes entre o rastafarianismo e o cristianismo e decidido que seu corpo deveria ser cuidado. O próprio Ziggy ainda tenta espalhar o legado de seu pai, com ideais e raízes do rastafarianismo e do reggae, mas com um entendimento cristão.

Colapso e tratamento

O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Durante uma turnê no verão de 1980, numa tentativa de se consolidar no mercado norte-americano, Marley desmaiou enquanto corria no Central Park de Nova Iorque. Isso aconteceu depois de uma série de shows na Inglaterra e no Madison Square Garden, mas a doença o impediu de continuar com a grande turnê agendada. Marley procurou ajuda, e decidiu ir para Munique para tratar-se com o controverso especialista Josef Issels por vários meses, não obtendo resultados.

Morte

Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem ao Mérito Jamaicana. Ele queria passar seus últimos dias em sua terra natal, mas a doença se agravou durante o vôo de volta da Alemanha e Marley teve de ser internado em Miami. Ele faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1981 em Miami, Flórida, aos 36 anos. Seu funeral na Jamaica foi uma cerimônia digna de chefes de estado, com elementos combinados da Igreja Ortodoxa da Etiópia e do Rastafarianismo. Ele foi sepultado em uma capela em Nine Mile, perto de sua cidade natal, junto com sua guitarra favorita, uma Fender Stratocaster vermelha.

Reputação póstuma

A música e a lenda de Bob Marley ganharam mais e mais força desde sua morte, e continuam a render grandes lucros para seus herdeiros. Também deu a ele um status mítico, similar ao de Elvis Presley e John Lennon. Marley é enormemente popular e bastante conhecido ao redor do mundo, particularmente na África e na América Latina. É considerado por muitos como o primeiro popstar do Terceiro Mundo.









Bob Marley é conhecido pelas suas famosas músicas, mas também é conhecido por suas famosas frases.

Veja algumas de suas frases do:
“Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos”

Falando sobre pessoas:
“Se Deus criou as pessoas para amar, e as coisas para cuidar. Por que amamos as coisas e usamos as pessoas!”

Falando sobre a sociedade:
“Quando você acha que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas…”

Falando contra o racismo:
“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, sempre vai existir guerra.”

Falando sobre o poder:
“Há pessoas que amam o poder, e outras que tem o poder de amar”


Dicionário:
Jah, está usualmente ligada com as emoções mais comoventes de louvor e de cântico, de oração e de súplica, e, em geral, é encontrada nos casos em que o tema do assunto se refere ao regozijo resultante da vitória e da libertação, ou nos casos em que há o reconhecimento da poderosa mão e do poderio de Deus.

Charles Wesley (1707 - 1788) foi o líder do movimento metodista juntamente com seu irmão mais velho John Wesley. Charles é mais lembrado pelos muitos hinos que compôs.

Rastafari; São adeptos de um movimento político-religioso surgido na Jamaica no século 20, em resposta às miseráveis condições sociais e econômicas dos descendentes de escravos africanos trazidos para as Américas durante o período colonial

Mortimo "Kumi" Planno, (6 de setembro de 1929, Cuba – 6 de Março de 2006, Kingston, Jamaica) foi um famoso baterista e Rastafari ancião e considerado um dos fundadores ideológicos deste movimento de volta para a África. Ele é mais conhecido como o professor Rasta de Bob Marley e como o homem que comandou o respeito de uma multidão caótica durante a chegada do Imperador Haile Selassie durante a sua visita à Jamaica, em 1966. Ele é referido por acadêmicos como um professor/líder dentro do contexto da fé dado trabalho de sua vida.

Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre
Reggae Enciclopédia.



Bob Marley - War (tradução) - Tradução
Música enviada por: Letras de Músicas

Até que a filosofia que sustenta uma raça superior e outra inferior, seja finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada havera guerra, eu digo guerra. Até que não existam cidadãos de 1º e 2º classe de qualquer nação. Até que a cor da pele de um homem seja menos significante do que a cor dos seus olhos havera guerr
a. Até que todos os direitos basicos sejam igualmente garantidos para todos, sem discriminação de raça, ate esse dia o sonho de paz duradoura, da cidadania mundial e as regras da moralidade internacional, permanecerão como ilusões fugares para serem perseguidas, mas nunca alcançadas agora havera guerra, guerra. Até que os regimes ignóbeis e infelizes, que aprisionam nossos irmãos em Angola, em Mozambique, Africa do sul em condições subhumanas, sejam derrubados e inteiramente destruído havera guerra, eu disse guerra.Guerra no leste, guerra no oeste, guerra no norte, guerra no sul,guerra, guerra, rumores de guerra. Até esse dia, o continente africano não conhecera a paz. Nós africanos lutaremos se necessário e sabemos que vamos vencer, porque estamos confiantes na vitória do bem sobre o mal, do bem sobre o mal...



Nenhum comentário:

Postar um comentário