Tive a doença de Kienböck no punho esquerdo há 30 anos atras e fiz várias cirurgias para tentar recuperar os movimentos da mão. Na última , fiz uma artrodese- retirada do osso semi-lunar e enxerto - onde fiquei sem o movimento do punho.
Muitos anos se passaram e ,hoje, sou paciente portadora de doença de Kienböck no punho direito, confirmada por ressonância magnética e sou portadora da sindrome do túnel do carpo, nessa mao, submetida á tratamento cirúrgico de ambas as afecções.
Muitas são as dores intermináveis que sinto durante o dia e a noite e, segundo o médico, é um processo natural da adaptação do osso - fiz encurtamento do osso longo - . Mas as dores nao param e foi constatado que estou com " dedo em gatilho " - Tenossinovite estenosante - no 3º dedo da mão direita com indicação de tratamento cirúrgico.
São acontecimentos estranhos que nos acomete, ainda mais após os 40 anos. Tudo no seu corpo muda, e precisamos estar com a cabeça muito atenta e sadia para não desesperarmos com esses processos degenerativos naturais do corpo humano.
Descobri mais isso, e depois de 5 meses engessada, lá vai eu de novo, para uma nova cirurgia.
O tempo passa rápido demais e precisamos viver tudo que pudermos, pois nos acontecem coisas que nunca imaginamos que possa acontecer.

Viva, viva muito,mesmo com as adversidades, com os percalços ,com as limitações, mas supere sempre. Só assim, as dores da vida ficam menos intensas.
KIENBÖCK - .Doença de Kienböck tem causa desconhecida e a classe médica ainda procura solução para este problema ortopédico. No entanto, sabe-se que profissões que implicam vibrações mecânicas frequentes são um factor de risco. Apesar de permanecer misteriosa para a comunidade científica e de ser considerada relativamente rara, a maleita existe e tem de ser tratada.
Qual a melhor forma para lidar com uma patologia cuja origem é desconhecida e que alternativas existem para tratar o punho quando já não é possível salvar o osso, são os principais desafios colocados aos ortopedistas que se vêem confrontados com este problema no seu dia-a-dia.
SINDROME DO TÚNEL DO CARPO - Síndrome do túnel do carpo é o nome referido a uma doença que ocorre quando o nervo que passa na região do punho (nervo mediano) fica submetido a compressão, originando sintomas característicos que serão descritos adiante.
Representa doença muito comum entre mulheres na faixa de 35 a 60 anos; pode ocorrer com menor frequência fora dessas faixas de idade e também ocasionalmente em homens.
DEDO EM GATILHO - TENOSSINOVITE ESTENOSANTE - Essa doença envolve os tendões flexores dos dedos das mãos, que passam por túneis dentro dos dedos. Se houver a formação de um nódulo sobre o tendão ou ocorrer um inchaço na bainha que o cobre, ele então se tornará mais largo, ficando comprimido nos túneis por onde ele passa. Conforme a pessoa mexe os dedos, ela irá sentir um estalo ou escutar um barulho na articulação envolvida, principalmente no meio dos dedos.