Doença de Kienbock e Síndrome do Túnel do Carpo.
Deixo aqui, informações sobre essa doença .
É uma doença caracterizada por colapso do osso semilunar, localizado no punho, por alterações vasculares de causa desconhecida, ou seja idiopática. A maior incidência ocorre em homens jovens, sendo o quadro clínico demosntrado por dor e edema sobre o osso semilunar, diminuição da força da mão, seguida de diminuição da mobilidade na região acometida. A causa desta patologia, como já foi dito é idiopática, porém pode estar associada a um trauma passado, ainda obscuro, o que se conhece é somente a fisiopatologia, alterações vasculares.
Diagnóstico: Esta patologia pode ser diagnosticada através de um exame clínico, e de exames complementares como: Radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Manifestações clínicas:
As principais manifestações clínicas são a queixa de dor no punho, que pode se irradiar para o antebraço, a dor à palpação do semilunar, a dor à flexão do dorsal do dedo médio e a diminuição de força da mão. Os sintomas são de caráter progressivo, variando de acordo com a evolução da doença.
Nos estágios iniciais estão aqueles pacientes classificados como I ou II de Lichtman. Como está identificado que a variância ulnar negativa contribui na gênese da doença, o tratamento inicial consiste nos procedimentos de alongamento da ulna ou encurtamento do rádio.
Os princípios gerais para os estágios intermediários seriam de prevenir a evolução da instabilidade carpal e aliviar os sintomas dolorosos. Para isso, são descritas técnicas de artrodeses intercarpais (triescafóide, escafo-capitato, capitato-hamato) e a artroplastia semilunar (com próteses de silicone ou enxerto autólogo de tendão). Existem ainda aqueles que, em vista dos resultados duvidosos desses procedimentos, optam pela simples artroplastia de ressecção do semilunar com objetivo de aliviar temporariamente os sintomas álgicos, sem interferir com a progressão do colapso carpal.
Por fim, a doença avançada requer procedimentos de salvação. Como a artrodese de punho, principalmente para os pacientes mais ativos; e a carpectomia proximal, tentando ainda preservar a mobilidade do punho.
Bibliografia :http://www.medcenter.com


Túnel do carpo (imagem 1) é um canal formado por pequenos ossos situados no punho, que lhe servem de base, e um ligamento transverso, que compõe o teto do túnel. Por esse canal, passam o nervo mediano e nove tendões responsáveis pela flexão dos dedos. O nervo mediano que vem do antebraço e passa para a mão através desse canal estreito, enerva o polegar, as duas faces do indicador e do dedo médio e a face interna do quarto dedo. A sensibilidade e a motricidade de parte do quarto dedo e o quinto dedo são supridas pelo nervo ulnar.
A síndrome do túnel do carpo (STC) é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo